Projetos anteriores

 

Projetos de Gestão de Conteúdo e Acervo com utilização da Tecnologia da Informação

Projeto MHESP
Ocorrido durante o ano de 2009, tinha por objetivo realizar a pesquisa histórica para o projeto museológico e museográfico do Museu da História do Estado de São Paulo, do governo do Estado de São Paulo. Para esse projeto foi desenvolvida e a implementada uma intranet de pesquisa que permitia o acesso on-line de todos os pesquisadores envolvidos aos documentos e aos relatórios de pesquisa. Sua base de dados recebeu 32 mil páginas de documentos textuais e 2.758 imagens iconográficas relativas à história paulista. Foram produzidos 81 relatórios temáticos com um total de 877 páginas de texto, detalhados 2.154 itens de acervo iconográfico e 293 de acervo de imagens em movimento.


Ruth Cardoso
Desenvolvido durante os anos de 2008 e 2009, o projeto tinha por objetivo a reunião, catalogação, indexação e digitalização da obra de e sobre Ruth Cardoso, incluindo documentos pessoais. Para esse projeto houve o desenvolvimento de uma intranet específica, com acesso diferenciado para membros da família Cardoso e demais integrantes, visando a segurança e confidencialidade dos documentos pessoais. Foi executada a digitalização e catalogação de mais de 33 mil páginas de documentos, que foram parcialmente classificados e indexados na intranet. Posteriormente os dados e imagens dos documentos foram transferidos para o iFHC – Instituto Fernando Henrique Cardoso.

História do Brasil Vivida
Para a execução desse projeto, realizado durante os anos de 2007 e 2008, foi projetada, desenvolvida e implementada uma intranet de pesquisa. Essa ferramenta tecnológica permitiu a criação de uma cronologia da história do Brasil e também a correlação dos eventos cronológicos com documentos primários e secundários a ele referentes e que a Mameluco já possuía em seu acervo.

Centenário Victor Civita
Para esse projeto, ocorrido nos anos de 2006 e 2007, a solução envolveu inicialmente a pesquisa e digitalização de parte do acervo do Departamento de documentação (Dedoc) da Editora Abril. Posteriormente esses documentos foram inseridos em banco de dados, catalogados e indexados através de intranet. O banco de dados do projeto recebeu também uma parte do banco de dados da própria Editora Abril.

José Bonifácio – Obra Completa
Realizado durante os anos de 2005 e 2006, o projeto realizou o levantamento, a digitalização e a catalogação de toda a obra da lavra de José Bonifácio de Andrada e Silva e tornou-a disponível para consulta pública na internet. Especialmente para esse projeto foi desenvolvida e implementada uma intranet que permitiu que a pesquisa e também a digitalização dos documentos fosse realizada diretamente em arquivos no Brasil e no exterior. Posteriormente esses documentos foram catalogados, indexados e editados por pesquisadores e historiadores em diversas localidades através da intranet. O produto final é um site de livre acesso com a obra completa de José Bonifácio de Andrada e Silva, com 10.178 páginas de documentos, sendo 7.059 páginas de manuscritos originais nunca publicados, no qual o usuário dispõe de um sistema de pesquisa e consulta (www.obrabonifacio.com.br).

Votorantim 90 anos
A equipe do projeto comemorativo dos 90 anos do grupo Votorantim (8 pessoas) realizou entre os anos de 2005 a 2008 o levantamento, a digitalização e a catalogação de documentos que foram utilizados para a redação do livro Votorantim 90 anos: uma história de trabalho e superação. Ao longo do ano de 2008, foi projetada uma solução que culminou no desenvolvimento de um programa para realizar a migração dessas informações e documentos para sistema e banco de dados internos do grupo Votorantim.

Banqueiro do Sertão
Executado durante os anos de 2004 a 2006, o projeto abrangeu pesquisa de documentos em arquivos no Brasil, Espanha, Portugal, Bolívia e Argentina, que foram digitalizados e em seguida catalogados e indexados. O produto final é a obra O Banqueiro do Sertão, lançada em novembro de 2006.

Acervo Mesquita
Entre os anos de 1999 e 2002 aconteceu a reorganização eletrônica do arquivo particular da família Mesquita, proprietária do jornal O Estado de São Paulo, e a digitalização de parte do arquivo da redação do periódico, num total de mais de 200 mil páginas de documentos.

Projetos de Memória Histórica, Empresarial ou Pessoal

Gerência de Projetos

Projetos atuais